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 [Tutorial] Dicas Para Criação de Mapas

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.Lii-kun.
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.Lii-kun.


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MensagemAssunto: [Tutorial] Dicas Para Criação de Mapas   [Tutorial] Dicas Para Criação de Mapas Icon_minitimeSeg Dez 10, 2007 11:45 am



Criado por: ALK
Fórum: Turbo Makers e Jogos RPG
Postado por: .Lii-kun.




Introdução:

Ahhh... criar um jogo é um sonho não é mesmo ? Definir e criar suas histórias, seus personagens, seus sistemas...
É muito bom... hmm, acho que eu esqueci de alguma coisa... mas o que ?...
Ah claro, os mapas !
Os mapas de um jogo é o ambiente onde iremos andar com o personagem principal, bem... então os mapas devem ser muito bonitos não é ?! E é por isso que eu estou criando esse tutorial, para mostrar à alguns ou até todos os makers, como se fazer um mapa bonito. Very Happy


Materiais:

Vamos utilizar alguns materiais para realização desse tutorial, abaixo esta um pack com algumas coisas que usaremos nesse tutorial, lembrem-se que esse pack será atualizado.

Pack de Recursos: Clique Aqui Para Baixar o Pack

Como Fazer um ciclo de pássaros (tutorial complementar): Clique Aqui Para Baixar o Pack


Nocões Básicas:

O que são mapas?
Para muitos essa pergunta pode até parecer meio idiota mas não é, antes de criarmos alguma coisa, logicamente temos que saber do que ela se trata, então eu vou elaborar uma resposta bem rápida para essa pergunta. Ao contrario de que muitos acham, mapas não são um “ambiente” onde passeamos e sim uma representação plana e reduzida de um setor da superfície, mas no maker o significado é justamente “um lugar por onde passeamos”, então lembrem-se que apesar do significado verdadeiro de “mapa”, nós vamos fazer é o ambiente onde nós iremos andar.

O que vamos prescisar para esse tutorial?
Primeiramente, o maker Razz
Bem, depois usaremos chipsets e todos os órgãos e membros do seu corpo (não todos O.O)

Mas o que são chipsets?
São os gráficos que iremos utilizar para construção do nosso mapa.

Quais os ambientes que nós iremos trabalhar?
Praticamente todos utilizados em um RPG, para ser mais especifico eu digo que iremos trabalhar na construção de mapas de vilas e cidades, interiores, florestas, cavernas, montanhas, castelos, desertos e o famoso “world map” ou no nosso bom português: “Mapa Mundo”.

Bem...
Agora com as duvidas respondidas vamos ao que interessa.


1ª Parte: Aprenda a Mapear Florestas:



Saiba mais sobre o ambiente:

Nessa primeira parte do tutorial nos vamos aprender a mapear florestas que são difíceis e trabalhosas. Antes de iniciarmos eu gostaria de passar algumas informações a mais sobre o ambiente do mapa que iremos fazer, lembre-se que conhecimento nunca é demais.

O que é uma Floresta?

Uma floresta é uma grande extensão de terreno coberta por árvores, sei que essa explicação esta bastante resumida mas eu não quero dar uma de professor Pasquale e criar um relatório sobre isso ^.^
Com base na informação acima sabemos que não podemos fazer um mapa 20X15, colocar flores, grama e chamá-lo de uma “floresta”, Precisamos fazer um mapa grande, com flores, bastante arvores e claro, animais.

Vamos Começar ?


Montando o Mapa

"Esqueleto"

Vamos, queria avisar que trabalharemos com um mapa de tamanho médio então, crie um mapa de tamanho 40X32, ou mais ou menos por ai.

Agora cubra tudo com grama e vamos imaginar como será o mapa, faça o planejamento dele na sua mente, pense como será cada parte...
Agora que já imaginou como cada parte será, vamos à pratica !

Coloque grama em todo o chão, feito isso vamos usar o “tilezinho” indicado abaixo para dar efeito de elevação de terra em certas áreas da floresta, pois acho que você nunca viu uma floresta ou até mesmo um bosque totalmente plano. Lembrem-se que não podem fazer algo muito elevado, pois não queremos dar efeito de montanha. Ao final, seu mapa deve ficar mais ou menos como o postado abaixo.

ScreenShots:

SS1: Tile Elevação

SS2: Mapa - 1ª Etapa

Feio ? Sim, por enquanto, pois esse é só o “esqueleto” do mapa, ainda estamos no começo.
Depois disso coloque algumas (leia-se muitas) árvores, mas não coloque elas muito programadinhas, como uma fila de árvores ou árvores uma muito perto das outras, pois na nossa realidade, você pode percebem em bosques ou florestas que as árvores não ficam muito perto das outras pois ela necessita de muito espaço para crescer e para expandir suas raízes. Depois de colocadas as árvores, coloque bastante flores e plantas, seguindo as mesmas instruções de como inserir árvores no mapa.
Também coloque um lago, mas não faça-o de uma forma retangular, faça o lago com muitas curvas e defeitos simétricos, pois lagos, rios e outros foram feitos pela natureza e não pelo homem.
Feito isso seu mapa devera ficar parecido com o “modelo certo” abaixo.

ScreenShots:

SS1: Mapa - 2ª Etapa
SS2: Mapa - 2ª Etapa - Modelo Errado

Terminando a Montagem do Mapa

Está ficando bonito não ?! Agora vamos dar um charme à mais no mapa, vamos usar o tile indicado abaixo para dar efeito de volume de grama, pois em uma floresta existem animais herbívoros que comem grama e outras plantas (claro duhh XD) e com isso diminui o volume de grama em certas áreas e até deixam nada, por isso após colocar o efeito de volume de grama vamos usar esse outro “tile” de areia indicado abaixo para dar esse efeito, mas não exagere.
Lembrem-se que não podem fazer o “volume de grama e de areia” muito quadrados pois os animais não possuem a noção de formas geométricas, logo ele não vai ficar comendo a grama para fazer a forma “miguxa” de um quadrado ;D
Após essas dicas o mapa ficará mais ou menos como o da screen indicada abaixo.

SS1: Tile de Volume de Grama
SS2: Tile Areia Sem Grama
SS3: Mapa - 3ª Etapa

Agora sim ta bonitão né ? Bem... não muito pois ainda falta algumas coisas que vão transformar seu humilde mapa de uma floresta em uma Amazônia da vida ;D

Efeitos e Criaturas

Criaturas

Agora vamos dar muito mais vida e realidade à sua floresta colocando animais, sons e efeitos de luz.

Começaremos pelos animais, vá na pasta disponibilizada no inicio do tutorial e importe para o seu jogo o charset “borboletas” sem aspas, feito isso, faça um evento com o gráfico de uma borboleta e na caixinha abaixo de “Priority Type” selecione a opção “Common Top Char”, isso vai fazer com que as borboletas “voem” acima do herói, pois iria ficar muito ilógico o herói ficar esbarrando nas borboletas, ainda no evento da borboleta, na caixinha abaixo de “Movement Speed” selecione a opção numero 2 ou 3, depois disso na caixinha abaixo de “Movement Type” selecione a opção “Random Movement”, depois é só copiar esse evento da borboleta e colar em outros lugares do mapa.

Repita o mesmo processo só que utilizando o charset “pássaros”, se você quiser enfeitar mais ainda, crie um ciclo de pássaros, se não sabe criar,clique aqui e baixe o tutorial feito por Malbor.

Não se esqueça de colocar outros animais como, insetos, macacos, ursos e outros.

E lembram do lago no inicio da parte pratica ? Coloque alguns peixes e efeitos nele, mas não deixe os peixes andando aleatoriamente, dê uma rota à eles e quando for dar a rota, selecione a opção Phasing, para os peixes “escorregarem” e deixe-os transparentes.

ScreenShots

SS1: Evento Borboleta

Efeito: Sons

Agora iremos colocar sons na floresta para ficar mais real.

Crie um evento em “Paralell Process”, vá na terceira aba de eventos e selecione a opção “Play SE” e selecione o nome “Pássaros”, agora vá na segunda aba de eventos e selecione a opção “Wait” e na caixinha coloque 70 (7.0s), agora vai ficar mais realista, se quiser colocar outro som que combine com a floresta pode colocar no mesmo evento, mas não se esqueça de colocar o “Wait” e lembrem-se que o wait varia de acordo com o tempo de duração do som, por exemplo, se um som de cachoeira dura 5 segundos, no wait vou multiplicar por 10 e colocar 50 (5.0s).

ScreenShots

SS1:Wait - Imagem

Efeito: Picture Floresta

Agora iremos colocar alguns efeitos de luz para deixar sua floresta muito bonita.

Vamos colocar no mapa um efeito de luz bem legal. Recomendo ou o “Efeito Floresta” ou o “Efeito Luz-5”, bem, vou explicar como usar os dois, mas sinta-se a vontade para usar outro, mas não use os dois simultaneamente.

Começaremos pelo efeito floresta, importe-a, crie um evento em “Paralell Process” e na caixa de eventos vá na segunda aba e selecione a opção “Show Picture”, escolha a picture importada (Efeito-Floresta) e dê uma transparência de 40 % e esta pronto.
Mas esse efeito só é recomendado usar quando a floresta criada é coberta por árvores grandes, portanto eu não aconselho à usa-la com esse chipset.

ScreenShots

SS1: Show Picture

Efeito: Luz do Sol

Agora vamos usar o outro efeito de luz recomendado por mim.

Vamos lá, importe a picture “Efeito Luz-5” e crie um evento em “Paralell Process” e na caixa de eventos vá na segunda aba e selecione a opção “Show Picture”, escolha a picture importada (Efeito Luz-5) e dê uma transparência de 85 % e clique em “ok”, agora no mesmo evento, vá na segunda aba e escolha a opção “Move Event” e na transparência deixe em 75 %, repita o processo e na transparência coloque 65 %, agora faça tudo de novo, mas em ordem decrescente (de 65 % à 85 %), e pronto, está feito à sua floresta, a minha ficou como na screen abaixo.

ScreenShots

SS1: Show Picture
SS2: Move Picture
SS3: Mapa Feito

Lembre-se que pode fazer florestas com mapas maiores do que esse.

Ufa, terminamos a primeira parte do tutorial, agora só resta esperar a segunda parte do tutorial, que é como fazer cavernas.

Bem...
Digam o que acharam do tutorial e lembrem-se que são dicas básicas para fazer mapas.

See Ya!!! lol!
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Pirrulli
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MensagemAssunto: Re: [Tutorial] Dicas Para Criação de Mapas   [Tutorial] Dicas Para Criação de Mapas Icon_minitimeSex Dez 14, 2007 5:10 am

Apesar de eu não usar o RM2003, eu achei o resultado final muito bom. Tem dicas aí que dá pra usar no RMXP, e gostei disso também. Vlw Smile
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