pensando em lugares subaquaticos q dá para fazer eu me perguntei por que não havia oxigênio, eles não morriam afogados.
decidi criar esse sistema realista.
o npc q inicia o sistema
crie um npc que ativa uma switch, que será a do oxigênio para nadar no jogo e faça-o deixar a variavel do ar = a 7.
o commom event
faça-o ter parallel process(processo paralelo), e começar quando a switch q o npc ativa.crie uma conditional branch(condição) sem else(alternativa), que é se a variavel for igyal a 7 mostrar uma picture(imagem) de uma barra cheia dividida em 5 partes(no final do tutorial tem umas imagens, as salve ou crie as suas).
crie uma condição que a variavel ar é = 6, fazendo uma imagem dessa barra sem um pedaço da barra de ar.
crie outra condição que a variavel ar é = 5, fazendo uma imagem dessa barra sem dois pedaços da barra de ar.
crie e outra condição que a variavel ar é = 4, fazendo uma imagem dessa barra sem três pedaços da barra de ar.
crie mais uma condição que a variavel ar é = 3, fazendo uma imagem dessa barra sem quatro pedaços da barra de ar.
crie uma milionésima condição que a variavel ar é = 2, fazendo uma imagem dessa barra sem nenhum pedaço da barra de ar.
crie a ultima(ufa) condição que a variavel ar é menor ou igual a 1, causando over.
coloque para dar wait de 1/5 do tempo que você quer que o cara dure(lembrete: 1 segundo = aproximadamente 20 frames)
Imagens:
ar 0 de 5
ar 1 de 5
ar 2 de 5
ar 3 de 5
ar 4 de 5
ar 5 de 5(cheio)