Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 [Tutorial] Mini-Game de Pegar Galinhas

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
.Lii-kun.
Novato
Novato
.Lii-kun.


Mensagens : 11
Data de inscrição : 08/12/2007
Idade : 28

[Tutorial] Mini-Game de Pegar Galinhas Empty
MensagemAssunto: [Tutorial] Mini-Game de Pegar Galinhas   [Tutorial] Mini-Game de Pegar Galinhas Icon_minitimeSeg Dez 10, 2007 10:47 am



Criado por: Heckt
Fórum: PRO Maker
Postado por: .Lii-kun.




Certo, nós vamos fazer um minigame de pegar as galinhas no tempo certo.
Se você quiser,crie um item chamado galinha, que não pode ser usado. Mas para não ficar uma coisa estranha, ter galinha como item, vamos bloquear o menu para que as galinhas não sejam vistas como itens.

Então certo, vamos criar um evento em que tenha um cara dizendo:
“As minhas galinhas foram pro quintal, me ajude a pegá-las!!!”
Esse cara deve estar bloqueando o quintal, senão as galinhas fugiriam e não faria nexo.

Então mova faça com que o Fazendeiro ande para o lado, desbloqueando a passagem e que o personagem ande para a frente. Depois disso, o fazendeiro deve olhar para o personagem e dizer:
“Vou ficar aqui para que nenhum galinha fuja.”
Depois disso, clique em Operações de Tempo, Iniciar, e coloque a quantidade de tempo que você queira que o personagem deve pegar as galinhas. Eu coloquei três minutos.
E após cada movimento, coloque um “Esperar Fim do Movimento”, senão apenas alguns movimentos serão executados(Fazendo com que a galinha possa fugir depois, por exemplo).

Então o evento deve ficar assim:

Código:
<>Texto : As minhas galinhas foram pro quintal, me ajude a pegá-las!!!
<>Mover Evento : Este Evento
                            <>Mover à Esquerda
<>Esperar Terminar Movimento
<>Mover Evento : Personagem
                            <>Mover Acima
                            <>Mover Acima
<>Esperar Terminar Movimento
<>Mover Evento : Este Evento
                              <>Mover à Direita
                              <>Olhar Acima
<>Esperar Terminar Movimento
<>Mover Evento : Personagem
                              <>Olhar Abaixo
<>Esperar Terminar Movimento
<>Texto : Vou ficar aqui para que nenhuma galinha fuja.

Certo, agora, para o evento do Fazendeiro não repetir as mesmas falas e os mesmo movimentos, vamos criar um switch(Opções de Switch – 1ª aba) e crie um switch chamado “Fazendeiro” no estado ON, ou coloque um nome de sua preferência.

Crie uma nova página no mesmo evento.Coloque o switch “Fazendeiro” em Condições de Evento. Nessa nova página, coloque uma mensagem: “Pegue as minhas galinhas!!!”

Então o switch da 1ª página, no total deve ficar assim:

Código:
<>Texto : As minhas galinhas foram pro quintal, me ajude a pegá-las!!!
<>Mover Evento : Este Evento
                            <>Mover à Esquerda
<>Esperar Terminar Movimento
<>Mover Evento : Personagem
                            <>Mover Acima
                            <>Mover Acima
<>Esperar Terminar Movimento
<>Mover Evento : Este Evento
                              <>Mover à Direita
                              <>Olhar Acima
<>Esperar Terminar Movimento
<>Mover Evento : Personagem
                              <>Olhar Abaixo
<>Esperar Terminar Movimento
<>Texto : Vou ficar aqui para que nenhum galinha fuja.
<>Opções de Switch : [0001 : Fazendeiro] = ON

E o evento da segunda página deve ficar assim:

Código:
<>Texto : Pegue as minhas galinhas!!!

Certo, agora vamos fazer o evento de cada galinha. A cada galinha que o personagem conseguir, vai ser um item, eu usarei como exemplo o item poção.

O evento da galinha deve ser assim:

Código:
<>Mudar Item : [Poção] + 1
<>Apagar Evento Temporário

Ou seja, a cada galinha que você pegar, é uma poção que você ganhar, e para elas sumirem, devemos usar o comando “apagar evento temporário”.

Certo, agora nós vamos fazer o timer. Volte à aquele evento do fazendeiro que estávamos fazendo, na 2ª página.

Abra os comandos de eventos, selecione “Operações de Timer”(1ª aba), coloque o tempo que quiser(colocarei três minutos como exemplo) e coloque “Iniciar’.

Depois das operações do timer(na 2ª página do evento), clique em “Opções de Variável” e crie uma variável assim:

Variável – Individual(Coloque o nome que quiser).
Operação – Substituir.
Operando – Item poção possuído.

Agora, crie uma condição, selecione variável, e coloque o valor de galinhas que tem no mapa. Usarei o número 15 como exemplo.

Certo, agora, na exceção, coloque aquela mensagem: “Pegue as minhas galinhas!!!”.
Pra quê serve isso? Se o personagem não tiver as 15 galinhas, o fazendeiro fala pra pegá-las.
Certo, agora na condição, coloque o que você quiser. Eu vou colocar a mensagem: “Parabéns por pegá-las, você é um grande amigo.” E vou colocar para voltar à tela de título.
A segunda página do evento deve ficar assim(de acordo com o exemplo):

Código:
<>Opções de variável : [0001 : Galinha] = Número de Posse [Poção]
<>Condição : Variável [0001 : Galinha] == 15
    <>Texto : Parabéns por pegá-las, você é um grande amigo.
    <>Voltar à Tela de Título.
    <>
 :  Exceção
    <>Texto : Pegue as minhas galinhas!!!
    <>
    FIM

Certo, mas ainda não acabou. O que acontece se o tempo acabar? Nós temos que definir isso por eventos comuns. Abra o Banco de Dados, vá na aba de Eventos Comuns.

Crie um evento comum em processo paralelo, e coloque o switch Fazendeiro, que usamos.
Crie uma condição, Tempo(1ª aba) e deixe tudo no 0. Em “Seg” coloque “Menor/Igual”.
Certo. Na parte de exceção, você não deve colocar nada. Na condição, coloque um texto:
“Você não me ajudou nada mesmo...” e coloque um Game Over. O evento comum deve ficar assim:

Código:
<>Condição : TimerMenor que 0 Parte 0 Seg
    <>Texto : Você não me ajudou nada mesmo...
    <>Game Over
    <>
:  Exceção
    <>
    FIM

Pronto, é isso. É claro que você deve colocar uma velocidade e uma freqüência bem alta, senão o minigame fica sem graça. .


Tá Ai gente mais um Tuto pra PRO Maker!! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Sefirot22
Membro
Membro
Sefirot22


Mensagens : 35
Data de inscrição : 08/02/2008

[Tutorial] Mini-Game de Pegar Galinhas Empty
MensagemAssunto: Re: [Tutorial] Mini-Game de Pegar Galinhas   [Tutorial] Mini-Game de Pegar Galinhas Icon_minitimeSex Fev 08, 2008 5:02 pm

bom esse tuto n e muito importante pro causa das galinhas ams retirando isso vale a pena.
Ir para o topo Ir para baixo
 
[Tutorial] Mini-Game de Pegar Galinhas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» [Tutorial] Ferreiro
» Tutorial>Oxigenio
» Tutorial Carta
» tutorial Switch
» Tutorial NPC Mais Interessante

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: RPG Maker XP :: Tutorial RMXP-
Ir para: